Aplicar autorregulação e aceitar feedback

25/04/2023
image

"Precisamos desencorajar as atividades impróprias para assegurar que os sistemas possam continuar a funcionar bem." -David Holmgren

O ícone de toda a terra é o exemplo em maior escala que temos de um "organismo" auto-regulador que está sujeito a controles de retroalimentação, como o aquecimento global. O provérbio “os pecados dos pais recaem sobre os filhos da sétima geração” nos lembra que o feedback negativo geralmente demora a surgir.

O trabalho físico requer autoconsciência da técnica e do uso muscular, motivando uma reflexão sobre o valor do trabalho. Um dos primeiros trabalhos com bioconstrução que eu participei foi com a técnica de superadobe, construindo uma pequena casa, que levou meses de trabalho, as dores nas costas eram o feedback, até encontrar a posição correta das costas, e conseguir trabalhar com menos desgaste.

A partir de uma maior compreensão do modo como feedbacks positivos e negativos funcionam na natureza, podemos planejar sistemas mais autorreguladores, atenção, assim, o esforço envolvido em um manejo corretivo, repetição e adverso.

Ao aplicar os princípios da permacultura a nossas vidas, relações familiares e comunitárias, reconstruímos as estruturas profundas que proporcionam segurança coletiva e um grau de segurança individual contra desastres.

Sempre existem limites para a eficácia e o grau de segurança oferecidos por qualquer atitude autossuficiente, mas no geral a autossuficiência continua sendo uma das estratégias mais importantes de liberdade política e econômica, assim como para escapar das vicissitudes que a natureza nos reserva.

anterior Anterior 1 de 2 Próxima proximo