Obtenha um rendimento

31/03/2023
image

Este princípio nos lembra que devemos projetar qualquer sistema para nos fornecer auto-suficiência em todos os níveis, usando a energia capturada e armazenada de forma eficaz para manter o sistema e capturar mais energia.

Por Tim Sonder, Diretor de Educação

"Você não pode trabalhar com o estômago vazio"

Este princípio pode ser visto como uma diretriz para garantir que um sistema esteja fornecendo benefícios definitivos. É como a diferença entre fazer um trabalho e fazer um trabalho útil.

Bill Mollison diz: "O rendimento de um sistema é teoricamente ilimitado (ou apenas limitado pela informação e imaginação do projetista)." Portanto, 'obter um rendimento' não é algo que fazemos uma vez, mas é uma abordagem de design de como plantamos, cultivamos, administramos nossas casas e comunidades. Novamente, o número possível de usos de um recurso dentro de um sistema é limitado principalmente pelo conhecimento e imaginação do projetista. Você verá como esse princípio é semelhante, e diferente, de outrosem relação ao resíduos e energia.

Pense nos rendimentos de forma ampla. Um rendimento não precisa ser comestível e nem precisa ser tangível. Portanto, observar e reconhecer rendimentos potenciais é fundamental.

Uma galinha não produz apenas ovos (e carne), mas fertilizante e isolamento, talvez CO2 para as plantas e até companheirismo, calor e amor. O composto não produz apenas matéria orgânica fértil; também pode produzir calor para uma cama quente ou uma estufa.

O telhado de um prédio - ou um abrigo educacional ou galpão de ferramentas - pode fornecer água da chuva. O edifício também pode fornecer proteção contra o vento ou calor refletido ou luz para plantas tenras, se projetado e implantado adequadamente.

Se projetarmos com sabedoria e observarmos, podemos obter um rendimento que, de outra forma, poderia ser desperdiçado.

As árvores frutíferas dão frutos, mas todas as árvores dão sombra, oxigênio, umidade transpirada, matéria orgânica, habitat para pássaros e insetos, um sumidouro de carbono, estacas para plantas, madeira — e beleza. A permacultura enfatiza o uso de plantas que são funcionais para coisas como alimentos e fibras, mas as plantas funcionais também podem ser bonitas, e a beleza deve ser considerada um rendimento (é por isso que é incluída como um “uso” em nossas guildas).
Construir uma comunidade pode gerar amizade. Cultivar sua própria comida pode gerar felicidade.

O prazer de consumir o alimento que plantamos é imenso, e a permacultura nos ajuda a projetar ambientes mais produtivos e mais nutritivos.

anterior Anterior 1 de 2 Próxima proximo