Capturar e armazenar recursos

05/02/2023
image

Desenvolver sistemas para armazenar os recursos abundante em uma época, para que possamos utilizar em outras épocas de escassez, como preservar água em época de chuvas para utilizar em épocas secas, ou conservar frutas para consumir em épocas que temos pouca colheita. Esse proverbio "Produza feno enquanto fez sol",  lembra que temos um tempo limite para aproveitar e armazenar a energia excedente.

Desde armazenar nutrientes ou água no solo, a energia na forma de lenha, frutas e vegetais em conserva, água em cisternas ou em depósitos naturais na propriedade, e etc, este princípio nos lembra que devemos sempre estar armazenando energia nas épocas de abundância, nunca sabemos se teremos um mês de seca, ou um mês que não conseguimos produzir alimento.

Um dos sistemas que eu mais gosto, é o sistema de aquecimento de água no fogão, pois com o mesmo calor que esquentamos a casa, cozinhamos alimentos, também esquentamos a água através de uma serpentina que fica acumulada quente em um reservatório térmico, para ser utilizado no chuveiro.

Plantio de árvores, seja para madeira, frutas, sombra, sempre é uma excelente maneira de captar e armazenar energia, além de ser um símbolo muito importante para nos lembrar de como a natureza cape e armazena energia, onde a energia solar é usada pelas plantas para transformar a água e o dióxido de carbono em carboidratos pelo processo da fotossíntese.

Aqui na ecoPalha, um dos principais recursos, a água, a quantidade varia muito de estação a estação, temos períodos principalmente no inverno com muita chuva, onde o acumulado as vezes chega a 800mm, o riacho aqui em frente a ecoPalha vira um rio, a água das chuvas desce dos morros formando lindos caminhos de água, mas chega o verão e tempos períodos de seca, onde as vezes tempos apenas 10mm de chuva em 40 dias, o riacho que era um rio no inverno, agora no verão é praticamente água parada, por ser um riacho de pedra, tem vários depósitos naturais onde a água se acumula, e serve como reserva para os animais beberem. Aqui utilizamos uma bomba 12v com um painel solar, para puxar água desses depósitos para a propriedade, para ser utilizada para regar plantas, para banho, e etc.

Então, quanto melhor for os sistemas de armazenamento de recursos, mais estáveis serão sentidos os tempos de mudança, e melhor a propriedade estára preparada para tempos de escassez. A natureza sempre funciona em ciclos de abundância e escassez, talvez seja para nos lembrar de sermos humildes na hora da fartura, e para não ficarmos deprimidos na hora da escassez, as estações são passageiras.

anterior Anterior 1 de 2 Próxima proximo