Observe e Interaja

01/11/2022
image

Primavera 2022

Novembro de 2022, o mês começa com um frio atípico, temperaturas entre5 e 10 graus celcius, após um mês de outubro bem chuvoso, com precipitação de mais ou menos 500mm, com o solo totalmente enxarcado, água vertendo por todos os lugares na ecoPalha, o que não é muito comum para esta época do ano. Este período, está sendo utilizado para observar, estudar e claro como sempre para, trabalhos gerais de manutenção(roçadas, limpeza do banheiros seco, lenha, concerto de goteiras..) além do preparo de mudas, podas, plantios, aumento e melhoramento do canteiro das hortaliças.

Ao reservar um tempo para se envolver com a natureza, podemos projetar soluções que se adequam à nossa situação particular.

Este comportamento está bem explicado no primeiro Princício da Permacultura.

Primeiro princípio da PERMACULTURA

Observe e interaja

A beleza está nos olhos de quem vê

"Um bom design depende de uma relação harmoniosa entre a natureza e as pessoas na qual a observação cuidadosa e a interação ponderada fornecema inspiração, o repertório e os padrões de design. Não é algo gerado emisolamento, mas por meio de uma interação contínua e recíproca com oobjeto.A permacultura usa essas condições para conscientemente planejar nossocaminho para o declínio de energia."  --- livro 12 Princípios da Permacultura por David Holmgren

Para mim, esse princípio foi muito importante, pois se aprende a gastar um bom tempo em observar a natureza, a ter paciência antesde tomar certas decisões, em esperar o tempo para refletir sobre os resultados.Cada vez mais, gasta-se mais tempo observando e depoisinteragindo, do que apenas interagindo com o meio. No começo da ecoPalhase gastava mais tempo na ação do que observando, claro, no começonem um abrigo para descanso se tinha, mas hoje com uma estrutura melhorcomo um abrigo, água encanada, banheiro quente, banheiro seco, e outras estruturas, pode-se gastar um tempo em observar e estudar o comportamentoda natureza, e com isso trabalhar em harmonia com o meioambiente em que a ecoPalha está inserida.

Utilizando os princípios e as ferramentes da Permacultura, a cada estaçãoa ecoPalha se torna mais Auto Suficiente, fazendo com que com o passardo tempo, podemos ficar mais tempo sem ter a necessidade desair para buscar suporte no Sistema Convencional, ou quando sair para viajar não se preocupar para voltar rápido, porque a ecopalhaestará cada vez mais estável, sendo que mesmo estando fora, ela continuará estável e produzindo bons frutos.

As plantas e animais cada vez estão mais sadios, precisando cadavez menos da ajuda humana. Já se têm vários pés de frutas estáveis, que praticamente não precisão mais cuidados semanais ou mensais, mas apenasmanutenções em algumas estações do ano. As mudas das frutas feitas dassementes, precisam de cuidados quase que diários nos dois a tres primeiros anos, mas depois desse período, o único trabalho praticamente é colher e comer, e como são feitas de sementes, e não enxertia, então a colheita durará em torno de 100 a 200 anos, essa é uma das principais vantagens de se plantar a partir de sementes, pois as árvoresde enxertida produzem de 30 a 50 anos.

Uma das principais coisas que se aprende nos primeiros anos de um projeto, é aprender com os erros, com diz David Holmgren " O fracasso é útil desde que aprendemos com ele. Os processos de planejamento e de design constumam envolver ajustesincrementais em resposta a experiência."

Por hoje é isso, vamos colocar mais lenha no fogão, preparar o café, pegar um livro e curtir este frio fora de época, porque não é sempre quepodemos desfrutar 5 graus em pleno começo de novembro.

anterior Anterior 1 de 2 Próxima proximo