Viva o Caminho da Permacultura

01/09/2012
image

A permacultura é uma forma de vida, que envolve a sustentabilidade, a ética, a vida em comunidade, a harmonia com a natureza, a tecnologia adequada, vida orgânica, agricultura biológica, etc. É uma maneira de integrar a natureza e as pessoas de uma forma mais sustentável. Esta palavra, permacultura (que foi originalmente derivada de agricultura permanente), foi originalmente criada por dois australianos chamados David Holmgren e Bill Mollison, em resposta aos desafios relacionados com a nossa sobrevivência. Na permacultura, ética e princípios de design são usados para nos ajudar a tomar boas decisões para as pessoas e o meio ambiente. Permacultura em si é um sistema de design ético e pode ser aplicado tanto para a casa como para a comunidade. Também pode ser aplicado em áreas rurais e urbanas.

Permacultura também envolve três aspectos que podem ser descritas resumidamente da seguinte forma: Cuidar da terra: Ações para proteger e melhorar o ambiente. A Terra deve ser vista como um todo. Cuidar das pessoas: envolve os aspectos físicos e psicológicos, por exemplo, fornecimento de comida e abrigo, medicamentos naturais, reduzir o trabalho diário árduo, e proporcionar oportunidades iguais para todas as pessoas. Cuidados para o futuro: é muito importante se queremos conservar nossos recursos. Alguns dos aspectos que envolvem a reciclagem são, planejamento, cooperação e não a competição, apoiando a economia local, bem como a utilização de energias e recursos renováveis. A aplicação dos conceitos da permacultura nos ajuda na redução de custos se implementarmos diferentes alternativas que nos permitam maximizar a eficiência e produção. Por exemplo, você pode plantar hortaliças em uma área onde a água é drenada da pia (contanto que você use para lavar o prato sabonete biodegradável que são inofensivos para as plantas), desta forma reduzindo o tempo de rega da planta. Ao usar este conceito onde você economize tempo, que agora você pode usar para outras tarefas ou para recreação, desta forma aumentando a sua qualidade de vida.

Quando estiver trabalhando com permacultura você também aplica os princípios de design. Por exemplo, você pode começar a planejar o que originalmente tem em sua casa (por exemplo, Áreas de lazer, jardins, áreas não utilizadas, etc), então, você pode fazer alterações em seu desenho para as áreas desejadas de acordo com suas idéias. Por exemplo, você pode levar em consideração os tempos em que o sol se nasce e se põe, assim você pode plantar de acordo com a intensidade do sol recebeu na área. Alem disso, você pode verificar quais áreas são os melhores para o plantio de diferentes tipos de legumes, e depois estrategicamente colocar elas. No projeto de permacultura, as zonas são usadas para especificar as áreas onde você vai colocar as plantas, animais, áreas de lazer, etc. Essas zonas podem ser identificados com números, por exemplo, de 0 a 5, e pode ser pensado como círculos concêntricos, cada um representando uma zona onde o primeiro pode ser utilizado para a área que é mais utilizada, como a casa. A última zona pode ser usado para a área menos utilizada, desta forma maximizando a eficiência e produção. Quando praticamos a permacultura estamos construindo um capital natural que traz benefícios para hoje e para o futuro.

02/10/2009 por Yamila Esther Gonzalez http://www.naturalfreechoice.com

anterior Anterior 1 de 2 Próxima proximo