ecoPalha,

image

é um lar de permacultura, que futuramente poderá se tornar também uma ecovila. Este nome surgiu em homenagem aos bandos de pássaros rabo de palha(que estão quase sempre passeando por aqui), e da idéia de que a Palha é fundamental na permacultura, seja na bioconstrução, na cobertura de solos, na compostagem, para usar em colchões, na fossa de evapotranspiração, alimentação para animais e etc...

A ecoPalha segue os princípios da permacultura, principalmente tentado usar o máximo de recursos locais nas construções, na melhorias do solo, e etc, buscando ter uma vida mais saudável vivendo em um lugar mais próximo da natureza em maior harmonia com ela, saindo um pouco do mundo de consumo desenfreado, e entrando num mundo de mais simplicidade, como Bill Mollinson diz "Viva simplesmente, para que outros possam simplesmente Viver. ".

O dia a dia aqui na ecoPalha são extremamente simples, a maioria dos trabalhos são definidos de acordo com o clima e as prioridades da época. A alimentação também é bem simples, são usados principalmente alimentos que são ou que podem ser produzidos na propriedade.

 

Para aqueles que querem aprender um pouco mais, a seguir um breve resumo sobre a permacultura, e na parte notí­cias sempre terão mais informações sobre assuntos relacionados.


Permacultura


A palavra permacultura surgiu do trabalho de Bill Mollinson e David Holgren, para descrever uma forma de agricultura permanente, na década de 70.

A agricultura moderna convencional, se baseia no plantio de monoculturas, uso de grandes volumes de insumos quÃímicos (adubos, inseticidas, fungicidas etc), maquinário pesado entre outros aspectos impactantes, que vão tornando o solo cada vez mais improdutivo. Para recuperá-losão aplicados mais insumos, uso de máquinas para descompactar o solo gerando mais degradação e poluição em um ciclo que vai até a completa exaustão dos solos, como podemos observar em muitas regiões. Sem contar no altíssimo consumo energético de tudo isso! Obviamente insustentável!

Em contraste, na permacultura, planeja-se ecossistemas produtivos de forma a torná-los cada vez mais férteis! Como fazer isso? Com base na sabedoria da natureza, ou seja, reproduzindo conscientemente padrões e relações presentes na natureza. Portanto, o desenho do sistema deve potencializar a diversidade de espécies, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais e integrá-los de forma harmoniosa com as pessoas e a paisagem. Hmm, começou a ficar mais complexo, certo?

Sim, realmente permacultura é um conceito complexo. Na verdade integra todos os aspectos da sobrevivência sustentável de comunidades (por isso com o tempo passou a ser referida como cultura permanente ao invés de simplesmente agricultura permanente).

Como Bill Mollison costuma dizer: Permacultura é... trabalhar com a natureza e não contra ela... é olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

Essa sabedoria natural empregada, não é nova. Muito pelo contrário, em grande parte vêm de culturas ancestrais. A principal contribuição de Mollinson e Holgren foi sintetizar conhecimentos de diversas culturas e integrá-los com ciência moderna. Talvez você já conheça alguns assuntos como bio construção, agricultura ecológica ou orgânica, energia solar entre outros e pensou que isso era permacultura. Sim, são técnicas aplicações da permacultura, mas que a ideia é bem mais abrangente. David Holgren explica que a permacultura não se resume apenas à paisagem, ou mesmo ás técnicas da agricultura orgânica, ou as formas de produção sustentáveis, as construções eficientes quanto ao uso da energia, ou ao desenvolvimento de eco-vilas, mas ela pode ser usada para projetar, criar, administrar e aprimorar esses e todos outros esforços feitos pelas pessoas, famílias e comunidades, em busca de um futuro sustentável. Veja na ilustração que a Ética e Princípios de Design são a base e permeiam todas as oito áreas de atuação. Também podemos considerar que há uma evolução em espiral (vários ní­veis de atuação) que parte de ações locais/individuais até abranger ações coletivas, comunitárias, governamentais.

Os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos assim:

  • É um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.

  • É uma síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais.

  • Toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover, bem como as infraestruturas que as apoiam.

  • Estimula a nos tornarmos parte consciente de soluções para os inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.

Bem, vamos agora focar nos princípios éticos, que são realmente a essência da permacultura.

Cuidar da Terra

Fala do respeito a todas as coisas do planeta, sejam estas vivas ou não. É permitir e incentivar que todos os sistemas vivos possam continuar e se multiplicar.
Cuidando dos ecossistemas, das espécies, das Águas, dos solos e da atmosfera em todos os momentos de nossa vida, teremos assim um mundo mais saudável por mais tempo. Esse cuidado, esse respeito deve se refletir em nossa rotina diária, com decisões responsáveis. Que são atitudes que valorizam a vida, usando recursos de forma adequada não apelando ao consumismo exagerado e ao desperdício.

Cuidar das Pessoas

É importantíssimo, pois apesar da espécie humana não ser a mais populosa do planeta, é a que mais causa danos e mais rapidamente. Portanto, se ao cuidarmos das pessoas, conseguirmos que todas recebam o básico para suas vidas, teremos um planeta com mais chances de se tornar sustentável. Essas necessidades básicas podem ser abrigo, alimento, tratamento de resíduos, educação, trabalho e relações humanas saudáveis.

Partilhar os excedentes e definir limites para o consumo e reprodução

São atitudes que estão ligadas ao primeiro e segundo princí­pios.
No caso da reprodução humana, este princí­pio nos coloca o desafio da paternidade responsável. E estende - se à reprodução de animais* para consumo, que hoje está além do que o planeta pode suportar.
Partilhar os excedentes significa redistribuir os recursos que temos além de nossas necessidades, como alimento, dinheiro, tempo, etc e compartilhar recursos como máquinas e ferramentas de forma cooperativa. Sempre priorizando o fluxo em vez do acúmulo.
Definir limites para o consumo é a base do consumo responsável.

Hábitos do consumo responsável (Cinco R):

  • Recusar - materiais e atitudes poluentes, tôxicas ou que degradem o ambiente na sua extração ou no seu descarte.

  • Reduzir - o consumo dos recursos, controlando com consciência nossas próprias necessidades e, principalmente, cortando os supérfluos.

  • Reutilizar - materiais e recursos em sua forma original, diminuindo o volume de resíduos que são jogados fora e evitando o gasto de energia para que sejam transformados em outros elementos.

  • Reciclar - materiais, agora chamados de resíduos, para que possam voltar ao início do processo como recursos (um novo ciclo).

  • Restaurar - o ambiente natural sempre que possível (na verdade, o ideal é evitar que o ambiente, natural ou construído, seja degradado em primeiro lugar, o que nos leva ao primeiro R de recusar

Visitantes, Voluntários e Membros da EcoPalha

Os primeiros 10 dias o voluntário fica na área de camping, depois pode se mudar para a Casa Mãe, e caso já esteja pronto para outras pequenas casas que serão construídas.

Alguns princípios de um permacultor são:

  • Atingir uma solução harmoniosa dos problemas.

  • Aumentar e proteger os recursos.

  • Desenhar ecossistemas que maximizem o número de espécies produtivas.

  • Usar eficientemente energia e matéria**.

  • Caminhar rumo a perpetuação do ecossistemas.

  • Aceitar a responsabilidade de usar a água moderadamente.

  • Manter a pureza da água e ao mesmo tempo aumentar o acúmulo no ecossistema, visando o futuro de todas as comunidades de vida da Terra.

  • Melhorar solos que terão grande produtividade e os que foram severamente danificados.

  • Respeitar e deixa em paz aqueles solos naturais que sustentam ecossistemas especiais como pântanos, desertos, costas e montanhas.

  • Plantar mais árvores para um aumento de condensação em encostas chuvosas expostas ao vento.

  • Armazenar, doar e plantar suas sementes.

  • Construir novas casas e reformar antigas usando recursos renováveis, pouca energia e com poluição mínima.

  • Viver nelas com simplicidade.

  • Plantar o quanto de alimento conseguirmos em casa.

  • Assegurar que os jardins domêsticos tenham diversas funções ecológicas vitais.

  • Plantar grande quantidade de frutos para nosso consumo e para o futuro.

  • Devolver o que usamos e reduzir a distância da comida e o comércio injusto.

  • Produzir comida de qualidade sem qualquer destruição ambiental.

  • Assegurar que quando uma árvore é cortada, será substituída.

  • Não agredir o meio ambiente e não financiar empresas que o fazem.

  • Que seus produtos durem o mesmo tempo que a árvore levou para crescer.

  • Estabelecer corredores de vida selvagem para conectá-las.

  • Respeitar e entender os métodos de vida, colheita e cultivo de culturas diferentes da sua.

  • Usar produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis.***

  • Não usará  no corpo ou alimentar-se de substâncias refinadas ou quíímicas como conservantes (ins 220, ins 210 entre outros), corantes( ins 110, ins 124 entre outros), intensificadores de sabor( ins 621, ins 620) entre outras substáncias químicas. ****

  • Ferva a água ou filtre-a ao invês de comprar garrafas de plástico.

  • Em relação a pragas, aplicar retrocesso e controle ao invés de eliminação, porque pragas são partes da diversidade da vida.

  • Apreciar as ervas daninhas pela sua função no sistema e não removê-las até que se tenha algo melhor para substituí-las.

  • Viver cooperativamente, racionalmente e com simplicidade com cada um.

  • Comece pequeno e não tente ir muito rápido.

  • No meio urbano evite ao máximo o desperdício, no meio rural viva sem desperdí­cios.

O dinheiro é importante, logo, ganhar e gastar dinheiro discriminadamente para não danificar, e sim regenerar a sociedade e o meio ambiente. Tentar viver melhor com menos. O que nós fazemos com nossas vidas e como nós usamos o dinheiro são atitudes fundamentais para a preservação de recursos naturais não renováveis e nossas comunidades. Você usaria dinheiro diretamente para incentivar empresas que degradam o meio ambiente através de poluentes, resí­duos perigosos e/ou excessivos, armamentos e biocidas? Você apoiaria empresas que exploram ou causam danos a pessoas através de discriminação, corrupção, exploração trabalhista ou ambientes de trabalho inseguros e poluídos? De fato, é o que a maioria das pessoas faz todos os dias quando compra mercadorias e serviços.

Permacultores escolhem onde colocam seu dinheiro, compram apenas mercadorias e serviços éticos, o que torna as compras muito mais prazerosas.

Essas são alguns conceitos, algumas éticas do permacultor, com o tempo as coisas vão se aprimorando e melhorando, tudo pela busca de um convívio mais saudável.

*As carnes para alimentação, até que se possua a produção própria, deverão ser de animais criados soltos, com a alimentação natural de cada espécie. Como exemplo: Ovelhas, gado entre outros ruminantes criados essencialmente no pasto.

**Reduzir o uso de produtos elétricos, sempre projetando a produção da própria energia. Não será permito uso de televisão.

***Como Shampoo, sabão, sabonete entre outros, caso tenha alguma dificuldade em encontrar, sempre encontre alguém disposto para ajudá-lo na busca de alternativas.

****Remédios prescritos previamente serão tolerados, mas sempre tentando reduzir o consumo até a sua eliminação. (Açúcar refinado é substância quí­mica(C12H22O11),.

SERVIÇOS

ecoPalha, a Serviço da Natureza, Vivendo com Ela e Não Contra Ela.

  • BioConstrução
  • Rebocos Naturais
  • AgroFlorestas
  • Produção Orgânica
  • Alimentação Natural
  • Manejo Natural de Animais
  • Tratamento Natural de Animais
  • Energias Renováveis
  • Telhado Verde
  • Banheiro Seco
  • Compostagem
  • Recuperação de Solos

Membros ecoPalha

  • Fernando - Permacultor - 01/11/2011